segunda-feira, 18 de julho de 2011

O SAMBA QUE SAIU DA RODA E O TANGO QUE PERDEU SEU PASSO.



Até agora, não sei se foi de forma merecida ou de forma injusta que as seleções da Argentina e da CBF (do Brasil não, porque não é a seleção que a nação quer, mas sim, o Sr.Ricardo Teixeira) foram eliminadas. Fiquei pensando, porque fizeram uma primeira fase pífia e se classificaram passando sufoco. Mas, de forma surpreendente, jogaram muito bem os jogos de quartas-de-final, até melhor que seus adversários e foram eliminadas.


Foi merecido ? Sim e não. Não foi merecido, pelos jogos que fizeram, tanto o Brasil e a Argentina jogaram muito bem contra o Paraguai e o Uruguai, respectivamente, mas os pênaltis foram cruéis, até porque a bola pune, “quem não faz leva”. Sim, foi merecido, pelo simples fato das seleções não terem apresentado um bom futebol na primeira fase, foram seleções mal convocadas e mal preparadas. Não existiam times ou seleções, mas sim individualidades boas. Lembrando que no futebol não tem essa de individualidade, o conjunto que precisa se prevalecer à isso e não o inverso. Uma lição que tanto a AFA e a CBF precisam aprender, o Messi não ganha jogo e muito menos o Neymar.


O jogo da Argentina contra o Uruguai foi interessante de se ver, porque o Uruguai não teve medo dos anfitriões e partiu pra cima, já a Argentina também partiu pra cima e o jogo tornou-se bem divertido. A Argentina perdeu muitos gols e o Uruguai também perdeu alguns gols, mas, para o time uruguaio, foi difícil ficar atacando a Argentina quando perdeu um jogador. Jogo eletrizante e emocionante, o Uruguai na raça e a Argentina na técnica, gostei. Resutado de 1 x 1 no jogo normal e, nos pênaltis, 5x4 pro Uruguai.


O jogo do Brasil contra o Paraguai foi mais interessante ainda, porque a Argentina foi desclassificada pelo Uruguai que tem camisa, tradição e tem grandes jogadores, já o Brasil conseguiu a proeza de ser eliminado pelo Paraguai, que não tem camisa, não tem tradição e não possui nenhum grande jogador. O Brasil dominou o jogo, criou várias oportunidades, mas, assim como a Argentina, perdeu muitos gols. Resultado de 0x0 nos 120 minutos e 2x0 pro Paraguai nos pênaltis. Acho que o Palermo abriu uma escolinha de "como bater pênaltis" em La Plata e os jogadores da seleção brasileira aprenderam como se bater um pênalti com o "mestre". Acho que perder 4 pênaltis é demais, né, não ?

Agora, só nos resta refletir sobre tudo. Mano Menezes não é técnico de seleção,pelo menos, está demonstrando não ser, e se ele tiver alguma competência como técnico, convocará os jogadores que realmente merecem vestir a “amarelinha”, pois esse descompromisso e esse estrelismo acabam com qualquer seleção brasileira. O Dunga, na seleção, convocou melhor que o Mano, fazendo uma comparação, o Brasil, com o "zangado", tinha uma defesa sólida, um meio-campo razoável e um ataque razoável, já na seleção atual, a defesa é fraca, o meio-campo é ridículo e o ataque consegue ser pior !

quarta-feira, 6 de julho de 2011

No "Swing" do Gaúcho !



No jogo de um time só e em mais uma excelente exibição de Ronaldinho Gaúcho, o Flamengo bateu o São Paulo por 1x0 e pulou pra vice-liderança do campeonato brasileiro. O time do Flamengo venceu a 3ª seguida, São Paulo perdeu a 3ª seguida e pode sair do G-4 ao final da rodada.

O jogo começou com um domínio aparente, mas de certa forma tímido, do São Paulo. O time marcava forte as laterais do Flamengo, sempre atacando com Marlos e Jean em cima do Junior César e com Juan e Fernandinho em cima do Léo Moura. O domínio era tímido, tanto que o lance de maior perigo foi de Fernandinho aos 11 minutos, na qual Felipe abafou a jogada. Impressionantemente, depois dos 15 minutos, o São Paulo parou de jogar e o Flamengo se recuperou do susto inicial que tinha tomado e começou a jogar bola. Ronaldinho, o melhor em campo e que ditava o ritmo do Flamengo, driblava com a maior facilidade e realizava seu bom futebol. Thiago Neves aparecia pra jogar, tabelava, driblava e chutava pro gol. As jogadas de maior perigo sairam de cruzamentos na área do São Paulo, mas sem muito perigo. O Flamengo dominava, mas não chutava tanto pro gol.

No segundo tempo, o Flamengo voltou querendo ganhar e o São Paulo tentava não perder. Tanto que o Flamengo começou a chutar pra gol, resolveu agredir mais o time paulista. Léo Moura apareceu muito no 2° tempo, coisa que não fez no 1° tempo, Thiago Neves e Ronaldinho faziam tabelas e o Junior César aparecia pra fazer triangulações, mas era difícil furar a retranca feita por Carpegiani. Houve um pênalti não marcado em cima de Ronaldinho, depois de uma bela jogada do camisa 10. Até que o melhor da noite surgiu, Luxemburgo. Ele trocou Airton por Bottinelli e Deivid por Negueba. O time ficou mais leve, mais rápido, mais ofensivo e isso confundiu a zaga do adversário. Isso tornou-se em vantagem no marcador, Negueba fez linda jogada pela direita e cruzou pra trás, Thiago Neves fez o “corta-luz” e Bottinelli chegou batendo no canto esquerdo de Rocgério Ceni: 1x0. Assim, o jogo foi sendo levado.

O Flamengo jogou contra um time na qual o empate era o melhor resultado possível. O São Paulo fez um clássico entre dois gigantes do futebol brasileiro se tornar em um jogo de time grande contra time pequeno. Coisa inadmissível. Agora, podemos constatar que o Flamengo e o Ronaldinho Gaúcho evoluem a cada a rodada e o time confirma ser um dos postulantes ao título, já o São Paulo desce a ladeira após a sequência de 5 vitórias seguidas que teve no início do brasileirão !