Foi merecido ? Sim e não. Não foi merecido, pelos jogos que fizeram, tanto o Brasil e a Argentina jogaram muito bem contra o Paraguai e o Uruguai, respectivamente, mas os pênaltis foram cruéis, até porque a bola pune, “quem não faz leva”. Sim, foi merecido, pelo simples fato das seleções não terem apresentado um bom futebol na primeira fase, foram seleções mal convocadas e mal preparadas. Não existiam times ou seleções, mas sim individualidades boas. Lembrando que no futebol não tem essa de individualidade, o conjunto que precisa se prevalecer à isso e não o inverso. Uma lição que tanto a AFA e a CBF precisam aprender, o Messi não ganha jogo e muito menos o Neymar.
O jogo da Argentina contra o Uruguai foi interessante de se ver, porque o Uruguai não teve medo dos anfitriões e partiu pra cima, já a Argentina também partiu pra cima e o jogo tornou-se bem divertido. A Argentina perdeu muitos gols e o Uruguai também perdeu alguns gols, mas, para o time uruguaio, foi difícil ficar atacando a Argentina quando perdeu um jogador. Jogo eletrizante e emocionante, o Uruguai na raça e a Argentina na técnica, gostei. Resutado de 1 x 1 no jogo normal e, nos pênaltis, 5x4 pro Uruguai.
O jogo do Brasil contra o Paraguai foi mais interessante ainda, porque a Argentina foi desclassificada pelo Uruguai que tem camisa, tradição e tem grandes jogadores, já o Brasil conseguiu a proeza de ser eliminado pelo Paraguai, que não tem camisa, não tem tradição e não possui nenhum grande jogador. O Brasil dominou o jogo, criou várias oportunidades, mas, assim como a Argentina, perdeu muitos gols. Resultado de 0x0 nos 120 minutos e 2x0 pro Paraguai nos pênaltis. Acho que o Palermo abriu uma escolinha de "como bater pênaltis" em La Plata e os jogadores da seleção brasileira aprenderam como se bater um pênalti com o "mestre". Acho que perder 4 pênaltis é demais, né, não ?
Agora, só nos resta refletir sobre tudo. Mano Menezes não é técnico de seleção,pelo menos, está demonstrando não ser, e se ele tiver alguma competência como técnico, convocará os jogadores que realmente merecem vestir a “amarelinha”, pois esse descompromisso e esse estrelismo acabam com qualquer seleção brasileira. O Dunga, na seleção, convocou melhor que o Mano, fazendo uma comparação, o Brasil, com o "zangado", tinha uma defesa sólida, um meio-campo razoável e um ataque razoável, já na seleção atual, a defesa é fraca, o meio-campo é ridículo e o ataque consegue ser pior !