segunda-feira, 30 de julho de 2012

O Ronaldinho Gaúcho e a falsa imagem construída sobre ele


O Ronaldinho Gaúcho, desde que saiu do Flamengo, conseguiu mídia no Atlético- MG, mais pelo fato do time mineiro estar com uma excelente campanha do que pela bola que está jogando. Ele, hoje, vive mais do passado. Ele, realmente, foi um grande jogador e ainda tem seu talento, não estou criiticando sua habilidade, mas, sim, seu rendimento.

Quando ele estava no Flamengo,  ele e o seu irmão e empresário, Assis, ficavam na imprensa dizendo que não recebia em dia ou que não estava recebendo, então isso virou justificativa para suas más atuações com a camisa do Flamengo. Só que ele jogava mal no Milan, recebia em dia e ganhava bem. Ele ficou aproximadamente 1 ano e meio no rubro-negro, jogou 78 partidas e marcou 28 gols. Isso é muito pouco para um jogador que ganhava mais de 1 milhão de reais. Mesmo não recebendo, ele fazia por onde não receber esse salário, pois, além de jogar mal, ia para a noitada carioca, já teve um caso de ele levar mulher para a concentração e ainda chegou nitidamente embriagado em um treino. Não tiro a culpa do Flamengo, pois o salário é direito do profissional e tá errado não pagar em dia, mas ele fazia por onde o rubro-negro não o pagar.

Quando quis sair do clube, ele entrou na justiça contra o Flamengo, exigindo seus direitos como profissional, até ai, tudo bem, rescindiu o contrato, mas ele queimou a imagem do clube e evidenciou o problema que é a gestão do Flamengo. Sou contra isso, prejudicar a imagem de um clube, ainda mais, um clube maior que o próprio Ronaldinho. Enfim, então ele assinou com o Atlético-MG, ganhando bem menos do que no Flamengo, algo em torno de 360 mil reais, segundo os jornais. Ele aceitou isso sabendo que sua imagem estava desgastada e que não ganharia mais que isso.

Só que tá todo mundo dizendo que ele está se "reabilitando" para o futebol com o time do Atlético-MG. O que é um absurdo ! O Ronaldinho está há 2 meses no Galo, não dá para dizer isso ainda. Além disso, o time do Atlético é muito bom, muito bem armado com variações táticas, com alternativas no banco. O Galo já era um time muito bom sem o Ronaldinho, então não podemos credenciar a liderança do time mineiro, dizendo que o Ronaldinho é "o cara" do time. Ele não é. Ele pode estar correndo mais, se empenhando mais, mas na parte técnica, ele tá jogando o mesmo futebol do Flamengo. Ele pega a bola e distribui, só que a diferença está no time. O time do Atlético é jovem e bem armado, então ele pode lançar de BICO que o Jô, Bernard, Danilinho, André, Guilherme vão pegar. Eles são bons jogadores, são jovens e rápidos. Agora, o time do Flamengo é velho e mal armado.

Hoje, "o cara" do time do Galo é o Bernard. Ele tá jogando demais e, para mim, merecia uma chance na seleção. Ele tem feito gols e várias jogadas que possibilitam o time andar muito bem. Ele é quem faz a diferença. Nesse time do Atlético, o Ronaldo é mais um e não o destaque do time. Ele tá levando a fama, pois ele tem um nome no mercado mundial, mas todo mundo que está jogando na frente do time do Galo, está jogando mais do que ele.

Acredito que o time do Atlético-MG vá brigar pelo título, pois tem time e elenco, mas só quero ver quando o Ronaldinho começar a ficar na balada. Quando começar a criar um ambiente estranho no grupo, pois a reabilitação dele está ligada ao rendimento que ele tiver ao longo do campeonato. Hoje, ele é um jogador normal, não é nem sombra do que foi, vive de lampejos e só.

Um abraço a todos !

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Botafogo, Fluminense e Vasco: suas campanhas

                                                       



Eu tenho observado todos os times cariocas e estou me supreendendo com as boas campanhas da maioria dos times do Rio. Botafogo, Fluminense e Vasco estão fazendo boas campanhas no campeonato Brasileiro. Isso é ótimo para o futebol carioca, pois isso chama a atenção de como vem evoluindo a administração nesses clubes.

Hoje, esses três times citados vivem uma outra realidade. Eles vivem de administrações boas e que dão tranquilidade a todos nos clubes para trabalhar e fazer seu melhor. Eles tornaram as bagunças em ordem. Podemos dizer que esses 3 times tem capacidade de brigar por títulos, não só pelo momento que vivem, mas pelas gestões que possuem,  pelos elencos que construíram e os técnicos que têm.

Os presidentes estão totalmente centrados nos clubes e isso é fantástico, pois eu não ouço mais falar em problemas administrativos nesses clubes, podem até existir, mas não são mais problemas graves, mas, sim, falhas, que existem em qualquer gestão. Isso demonstra a estabilidade que esses clubes estão tendo ao longo dos anos. Isso é uma evolução e, vou além, profissionalização da gestão de futebol no Rio de Janeiro. Isso deixa qualquer carioca feliz.

Não sei se algum desses times irá guanhar o campenoato brasileiro ou se o Botafogo vai ganhar a Sul-Americana ( o único time carioca nesta competição continental ), mas tenho certeza que seus torcedores podem ficar tranquilos, pois seus times irão fazer excelentes campanhas e brigar pelos títulos. Por exemplo, Vasco e Fluminense ganharam muito bem, contra adversários difíceis. Já o Botafogo perdeu na estréia do Seedorf, pra mim, foi mais um acidente de percurso, pois o Glorioso dominou o jogo todo.

Enfim, quero dizer a vocês tricolores, vascaínos e alvinegros, fiquem tranquilos, pois tenho certeza que vocês voarão alto nesse campeonato. Vocês fazem parte de uma nova fase do futebol carioca e irão ainda mais além do que estão hoje. Podemos ver o renascimento do futebol carioca e isso é fantástico !

Abraço a todos !

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Por que ninguém quer o Flamengo ?



Hoje, ficou constatado, mais uma vez, que a gestão do Flamengo é pífia. O Flamengo vive uma realidade de time PEQUENO. Sim, time PEQUENO, porque não consegue contratar ninguém e não consegue arrumar um patrocínio master. Sempre a resposta é "não", frustrando a todos os torcedores do Flamengo.

O Flamengo é um time sem crédito "na praça". Por mais que o Zinho se esforce ( eu acredito que o Zinho esteja querendo mudar o clube ), não irá conseguir nada sozinho. Tudo o que o Flamengo fez na gestão da Patrícia Amorim deu errado. O Flamengo nunca teve um patrocínio master de "peso", pois não consegue ter uma imagem boa no mercado. O que começou tudo foi o contrato assinado por "de baixo do pano" com a Project & Gamble, viabilizado pela 9nine, empresa do Ronaldo "Fenômeno", para não ter que dar nenhum dinheiro à Traffic. Aquilo foi o "start" para a falta de crédito e o tiro de misericórdia foi o embriólogo do Ronaldinho Gaúcho. Isso tudo tornou público a desorganização que é a diretoria do Flamengo. O que a diretoria vem fazendo de errado culminou agora. Foi um tiro no pé !

A realidade é tão crítica que, hoje, NINGUÉM quer jogar no rubro-negro. Ninguém mesmo. O que é um absurdo. A gestão atual conseguiu diminuir a grandeza do Flamengo. Hoje, o Flamengo não é mais o clube que encantava seus torcedores e admiradores. Isso é culpa pelos "n" erros que a gestão atual cometeu nessa sequência desses anos.

O "não" do Riquelme só evidenciou mais ainda isso. Ele ficou abismado com o que viu do Flamengo ontem e todos os rubro-negros também ficaram tensos. Além da diretoria estar indo de mal a pior, o técnico não arruma o time. O Joel é um técnico ultrapassado e seu rendimento está caindo ano a ano. O Flamengo não tem time e, mesmo, se o Riquelme viesse, não iria adiantar muito, pois não adianta dar uma "Ferrari" na mão de quem não sabe dirigir. Esse seria o caso. Ele não tá sabendo armar o time e, detalhe, o elenco do Flamengo é melhor do que o de 2007. Além disso, o "natalino" quer promover os meninos da base, Adryan e Matheus, para resolver a situação, o que não é certo. O que falta ao Flamengo é técnico e uma gestão organizada.

Quem é torcedor do Flamengo, não tem mais ânimo de ver os jogos. Hoje, o Flamengo é motivo de piada por parte de todos e com razão. O clube vive um momento delicado, pois não tem crédito, não tem um time formado e a diretoria consegue fazer besteiras atrás de besteiras. O Flamengo de hoje não é sombra do que foi o Flamengo. Eu acho que a diretoria deveria pensar no que significa o clube, antes de fazer o que faz. O Flamengo vive da torcida que tem, é o maior patrimônio do clube. A torcida MERECE respeito.

São nessas horas que o torcedor precisa sofrer calado, mas amando e acreditando que tudo possa melhorar ! Os torcedores precisam votar nas urnas e decidir o futuro do clube. São nessas horas que o torcedor precisa incentivar o time ainda mais, pois uma vez FLAMENGO, sempre FLAMENGO !

Vamos, Flamengo ! Vamos, Flamengo !

Abraço a todos !

quarta-feira, 18 de julho de 2012

O Vasco e a necessidade de renovação dos meias



O Clube de Regatas Vasco da Gama possui 2 meias de criação que são craques de bola, Juninho e Felipe. Não contesto e nunca irei contestar a qualidade técnica dos dois. Eles entendem muito de futebol, dão passes espetaculares que dá gosto de ver, possuem uma consciência tática e uma visão de jogo muito acima da média. São dois jogadors que tem vaga de TITULAR em todos os times do Brasil, quiçá em alguns times de ponta da Europa e, com certeza, seriam titulares da Seleção do Brasil. Mas eles tem um ponto negativo: estão ficando velhos. Eles não jogarão para sempre e esse é o motivo do meu texto.

O Vasco por mais que tenha um time muito bom, mesmo com as críticas feitas por torcedores ao Cristóvão Borges, podemos notar que é um time que tem como cérebro o Juninho e o Felipe. Eles que dão o ritmo do meio-campo e do time. Eles são a engrenagem do time de São Januário, mas essas engrenagens precisam ter banco ou, melhor, serem rejuvenescidas GRADATIVAMENTE.

A diretoria cruz-maltina precisa renovar seus meias, pelo menos, já pensar em contratar outros meias, só que mais novos para compor o elenco e que, futuramente, substituam o Juninho e o Felipe, pois sabemos que eles estão próximos de encerrar a carreira. No "Gigante da Colina", não existe outro no elenco com a capacidade técnica  de dar os passes que eles dão ou com a visão de jogo dos mesmos. Aliás, no futebol brasileiro, está difícil arrumar gente assim.

Não to dizendo que é preciso renovar agora, mas para um futuro próximo. Estou vendo o futuro e eu acho importante falar sobre isso. Talvez, vascaínos, o Cristóvão não gosta de colocá-los para jogar juntos para ter um deles como uma opção no banco para mudar o jogo( não to defendendo o Cristóvão dos erros que comete em momentos cruciais), mas não existe ninguém no elenco do Vasco que faça as jogadas que eles, os idolos, fazem em campo. Isso é importante ressaltar.

É bom que a diretoria já comece a pensar nisso, pois o Vasco precisa estar, sempre, jogando bem e precisa, sempre, brigar por títulos. O torcedor vascaíno merece isso. Eles são apaixonados pelo clube.

Vamos lá, Vascão ! "O sentimento não pode parar !"

Abraço a todos !

segunda-feira, 16 de julho de 2012

A palhaçada do caso Juan


                                          


                                                                   

Eu tenho visto nos jornais impressos, eletrônicos e jornais da televisão esse caso Juan e Zinho. Os dois falando com a imprensa sobre a negociação que não deu certo e que culminou na ida do zagueiro para o Internacional.

Todos sabemos que o Flamengo está uma bagunça. A gestão da Patrícia Amorim está horrível desde que o Zico saiu da Gávea. Agora, acredito que a diretoria esteja se reorganizando com o Zinho. Ele tá fazendo um trabalho coerente e, se o Juan não veio, tudo bem. Não é para os flamenguistas culparem a diretoria, lembrem-se que essa foi, se não me engano, a 4ª investida do Flamengo pelo zagueiro e ele nunca fez um esforço para vestir, novamente, a camisa do "Mais Querido do Brasil". Não adianta, ele não quis ir para o Flamengo. Ele pensou no dinheiro.  Também, vale ressaltar que o Juan já não joga em alto nível faz tempo, pois ele tem vivido mais no departamento médico do que no campo de futebol. Se for para contratar um jogador que ganhe 300 mil e viva tomando chazinho na sala do Runco, é melhor nem vir. Para o Flamengo, foi um ótimo negócio, pois o rubro-negro tem 2 garotos zagueiros ( Marllon e Arthur Sanches) que me parecem estar jogando bem. Acho que eles conseguem segurar lá atrás junto do González. Já para o Internacional, foi um péssimo negócio. Eu acredito que ele não vai cumprir os 3 anos de contrato com o "Colorado", pois ele não tem mais condições físicas para atuar em alto nível e está com a idade avançada, mesmo sendo um excelente zagueiro.

Só acho que o torcedor do Flamengo não tem que ficar triste pelo fato do Juan não jogar pelo clube, mas pelo Flamengo estar sem um camisa 10 e estar sem  organização tática.


Agora, essa briga tá sendo mais uma palhaçada para dar IBOPE. Nunca vi uma contratação de um zagueiro ser tão especulada e comentada. Já chega a dar nos nervos. Acho que já deu, pois acabou. Se eles querem trocar "farpas", entrem no programa do Ratinho. É a verdade.

O Zinho nunca precisou disso, ele é um cara coerente e correto. Não precisa entrar nesse "joguinho" de responder ao Juan uma coisa ou outra. O Juan só provou que conseguiu "cuspir no prato em que comeu". A diretoria fez seu esforço, não deu por falta de interesse do jogador.

Um forte abraço!

domingo, 15 de julho de 2012

Os times do RJ: O que acontece com eles ?



Eu não vou ficar de lenga-lenga, só vou expressar mais uma indignação minha sobre os jogos que acompanhei hoje. Hoje, acompanhei simultaneamente Bahia 1 x 2 Flamengo, Botafogo 1 x 1 Fluminense e, mais tarde, Vasco 1 x 0 Atlético-GO.

Falando no jogo do Flamengo, mesmo o rubro-negro estando com 1 a menos desde o final do primeiro tempo, isso não justifica fazer um jogo de igual para igual contra o Bahia, com todo o respeito ao time baiano, mas a folha salarial do Flamengo é exorbitante. Mesmo quando estava com 11 em campo, o Flamengo estava fazendo um jogo equilibrado com o Bahia e, mesmo assim, um jogo muito ruim, por sinal. O Flamengo teve umas chances melhores, ganhou mais uma partida sem convencer NINGUÉM. O time apresenta os mesmos problemas na saída de bola, no miolo de zaga, na armação. Tomou muito sufoco, mas ganhou. Acredito que o Zinho tenha que rever muitas coisas ali. O time tá com vários problemas que não é a crise interna da diretoria. Os pontos positivos foram o Ramon e o Ibson, eles jogaram bem, mesmo o Ibson quase entregando a "paçoca" no final do jogo.

Sobre o clássico carioca, nem Botafogo ou Fluminense jogaram bem. Foi um jogo chato, muito chato por sinal, que não empolgou ninguém. Foi um jogo sem grandes oportunidades, mas o que eu quero dizer com isso é que não foi um espetáculo como todos esperaram que fosse. Eu achei que iria ser um jogo muito bom, mas foi um jogo ruim tecnicamente e sem empolgação. O Fluminense demonstrou o mesmo problema, sem o Deco, o time não anda e não ameaça muito a outra equipe. O tricolor é muito dependente do Deco. Já o Botafogo apresentou um problema bem crônico que é depender demais de uma jogada individual de um dos seus jogadores de frente, podemos ver que o Botafogo tá se encaixando aos poucos. É um time que se defende muito bem, mas não ataca com a mesma qualidade que se defende.

Pra mim, a maior decepção foi o Vasco. Não digo em termos de resultado, pois ele ganhou por 1 x 0 do lanterna, mas digo em termos de atuação mesmo. O torcedor vascaíno que foi a São Januário, ou que viu pela televisão, deve ter pensado:"o que é isso ?". Sério, de verdade. Foi a pior partida que eu vi do Vasco, desde que o time ganhou a Copa do Brasil. O Vasco meteu um gol de bola parada com o Alecsandro, mas parou ai. O Atlético-GO foi pra cima do Vasco e não quis saber se estava jogando fora de casa ou não, então o "Dragão" tomou conta do jogo e criou "n" oportunidades para empatar e virar o jogo. O Vasco ainda não se acertou desde que o Rômulo saiu do time, então o Juninho recua demais para sair com a bola, com isso o time perde o meio, pois o Felipe não tem a mesma vitalidade de outros tempos para se mover e pegar essas bolas do Juninho. Hoje, o Vasco não funcionou direito. Juninho e Felipe erraram muitos passes e isso fez o Gigante da Colina ficar emperrado, a bola batia na zaga do Atlético e voltava. Foi uma péssima apresentação do Vasco, hoje.

Enfim, o que eu quis dizer com esse texto é que a maneira de jogar dos times cariocas está errada. O Flamengo parece um bando em campo. Hoje, o Flamengo não tem time NENHUM e dos times cariocas é o pior, disparado. Já o Fluminense tem um excelente elenco, mas o time faz um gol e se coloca atrás e o Botafogo se defende bem, mas a construção de jogadas é pouca. O Vasco, que parecia ser o time mais entrosado dos 4 grandes do RJ, provou que ainda precisa repor algumas peças em seu elenco e que outras peças não estão rendendo como deveriam render.

Além do que eu disse, gostaria de finalizar dizendo que todos os jogos foram ridículos por parte dos grandes times cariocas. Achei um absurdo, de verdade, pois o torcedor compra o ingresso, se desloca, muitas vezes gasta com transporte público ou com estacionamento e o time joga mal. Parece que os jogadores, técnicos e dirigentes não têm consciência que o CLUBE PRECISA DA TORCIDA, tanto para o apoio moral e para o apoio financeiro, pois é ela quem compra produtos oficiais e dá a renda pro clube em jogos ou sendo sócio.

Vamos acordar, clubes do Rio ! Precisamos melhorar nossos times ! A torcida MERECE RESPEITO !

Um grande abraço !

PSG: será que briga pela UEFA CHAMPIONS LEAGUE ?

O time do Paris Saint-German sempre foi o principal time da França em termos de tradição. Recentemente, ele foi comprado por um Sheik do Qatar e começou uma nova era administrativa no clube e financeira na França. Para quem não sabe, o futebol francês é muito conservador em termos de contratação, é um tipo de futebol na qual o Governo pede satisfação dos gastos dos clubes, então eles não gastam muito, mas também não arrecadam muito. Enfim, desde que o PSG foi comprado pelo Sheik Nasser El Khelaifi, o time tem gastado muito em contratações. Na última temporada, contrataram Leonardo (ex-diretor técnico do Milan e ex-técnico da Inter de Milão), Carlo Ancelotti (ex-técnico do Milan), Lugano, Pastore, Menéz, Thiago Motta, Sissoko, Alex, Maxwell, entre outros. O time gastou milhões em contratações, coisa que não é normal no futebol francês.

Nessa janela de transferência européia, o PSG já gastou mais alguns milhões com 3 jogadores: Lavezzi, Thiago Silva e Ibrahimovic. Sim, são três contratações de "peso" e que colocam o time como favorito a ganhar o campeonato francês, sem dúvidas, mas não sei se ganhará a UEFA Champions League. Na Champions, é diferente. Existem muitos times que são fortes candidatos a título como Bayern de Munique, Real Madrid, Barcelona, Juventus, Manchester City, Manchester United, Chelsea e até mesmo o próprio PSG, mas dizer que vai ganhar é muito cedo e é menosprezar muito os outros times europeus, que possuem grandes elencos e grands times.

Hoje, o torcedor do PSG pode se orgulhar com seu time, pois a muito tempo que não víamos o time se reforçar dessa maneira. Podemos dizer que é um dos times do momento, da "moda". Também, podemos dizer que é bom para o futebol francês ter essas estrelas em seu futebol, pois enriquece o campeonato. Isso não é bom, é ótimo. 

Agora, poderemos jogar video-game com mais um time, sem ser Real Madrid e Barcelona. Com certeza, também, teremos uma Champions League mais equilibrada e teremos um enriquecimento técnico do futebol francês ! É disso que o povo gosta ! 

Grande abraço ! 

sábado, 14 de julho de 2012

Seedorf no Botafogo, mais uma estrela no futebol carioca.

Foto: Cleber Mendes


Clarence Seedorf é o novo reforço do Botafogo. Isso foi uma contratação digna do Botafogo. Digo digna pela tradição que tem o clube e que era necessária para atrair sua torcida. Seedorf é um grande craque e é muito profissional. Ele não falta e é totalmente comprometido. Ele, sim, vai ajudar muito o Botafogo. Ele vai ser um ícone para o elenco e se tornará um ídolo para a torcida. Não sei se o holandês vai trazer o Brasileirão para o Glorioso, mas vai contribuir para uma excelente campanha. Vamos lembrar que o Oswaldo de Oliveira conseguiu achar um esquema tático bom para o time. Além disso, o elenco é bom, tem boas peças. Mesmo perdendo o Maicosuel.

O Botafogo nesses últimos anos estava com uma crise de identidade, no sentido de ter ídolos. Muitos dirão:"nós temos o Jefferson e tínhamos o Loco Abreu !", tudo bem, mas não são nomes que dão ao clube um lugar no cenário mundial. O Seedorf dará essa vitrine ao Botafogo. Logicamente, ele vai vender muita camisa. Acredito que até quem não é botafoguense, comprará a camisa dele. Isso para o clube vai ser ótimo, pois aumentará as vendas e o marketing aumentará consideravelmente.

Podem se orgulhar torcedores do Botafogo, a diretoria soube contratar ! O holandês é uma excelente contratação. Espero que isso seja uma nova era do Glorioso e que volte com vontade, com brilho e que brilhe a estrela solitária no céu para lembrar os tempos de glórias do passado !

Vamos lá, Fogão ! Vamos lá !

Abraço !

Não Sei O Que acontece no Flamengo. Riquelme, Juan e Diego

Riquelme, Juan e Diego...


Por mais que o Flamengo esteja uma bagunça, a imprensa sempre faz questão de colocar a lenha na fogueira. Faz tudo parecer pior do que já é e tudo mais. Não to dizendo que a situação na Gávea seja boa, mas o pessoal só sabe bater na mesma tecla de que "o Flamengo está em crise" ou " o Flamengo está em crise interna". Isso não é novidade nem pra um recém-nascido. Isso ocorre, porque dá IBOPE. Isso não é por causa da crise, mas porque é o FLAMENGO. Tudo que tem no Flamengo é hiperbolizado. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Fico chateado com a diretoria que não dá suporte pra ninguém trabalhar direito, não dá suporte moral aos jogadores e funcionários e não dá a cara a tapa para falar ou dar satisfação à torcida do que ela pode ou não pode fazer.

Para não fugir do assunto, quero dizer aqui que não concordo com alguns torcedores que dizem que a diretoria fez besteira em não conseguir trazer o Juan. Bom, só para constar o Flamengo tá fazendo, se não me engano, a 4ª investida por ele em 3 anos e ele nunca fez NADA para retornar ao Flamengo. Por exemplo, por mais que o Ibson esteja mal agora, ele sempre quis estar no Fla e sempre fez esforço em voltar para o clube que o revelou. Ele e o Love fizeram força para vir. O Juan nunca demonstrou interesse em voltar. Ele vai para o Inter, é o que tudo indica, por 350 mil e um contrato de 3 anos, ou seja, ele vai pro Inter por mais 50 mil. Não chamo isso de profissionalismo. Desculpa. Se ele tivesse em alta a Roma não deixaria-o sair assim sem custos. Todos sabem que ele não está jogando em alto nível a muito tempo. Ele não joga com regularidade, está com a parte física ruim, pois vive no departamento médico e está velho. Eu acredito que ele não cumpra esses 3 anos com o Inter, pois ele tem problemas constantes. Foi bom, para o Flamengo, não ter vindo. Ele viveria tomando chá e comendo pastel na sala do Runco. Foi péssimo para o Inter.

Sobre o Riquelme e o Diego. Seria melhor o Riquelme. Quando soube que o Diego não viria mais, pensei:" O Flamengo está se livrando de um problema!". Isso mesmo, problema. O Diego está em alta na Europa, ganha muito bem, acabou de ganhar uma Europa League sendo um dos destaques do time. Não duvido da qualidade técnica, mas acredito que ele faria corpo mole se recebesse atrasado. Ele não tem identificação NENHUMA com o Flamengo, ele é santista. Sobre o Riquelme, valeria a pena, apesar de não ter identificação com o clube, ele é um ícone no futebol ( quem acompanhou o Riquelme desde o início de carreira, sabe que ele é craque. Ele fez um time horrível do Boca chegar numa final de Libertadores). Ele é craque. Joga muito. Tem muita história e se ele viesse, o Vagner Love iria terminar artilheiro do campeonato, sem dúvidas. Se ele conseguiu fazer o Santiago Silva fazer gols, imagina o Love. Além disso, segundo a imprensa, o Riquelme viria sem custos e o Flamengo só pagaria os salários.

Eu não sei quem vai pintar na Gávea, talvez ninguém venha, mas seria muito bom ver o Riquelme com a camisa do Flamengo. Por mais que o Flamengo esteja "mal das pernas", MERECE RESPEITO, pois é um time que conseguiu conquistar tudo no futebol.

A diretoria precisa acordar ! Se mover, é uma boa dica !